Pular para o conteúdo principal

Exercícios Resolvidos - Funções Inorgânicas - Revisão de conteúdo



Att.

Verificamos  que os comentários estão centrados na resolução dos exercícios!!

Os exercícios não estão todos resolvidos, justamente, com uma finalidade didática, para que os estudantes pratiquem também a resolução. 



OK.



Exercícios para treinar:
Alguns já estão resolvidos (em vermelho)!



1) (Fuvest-SP) Represente a fórmula dos compostos:
a) Brometo de potássio    KBr
b) Sulfito de amônio        
c) Iodeto de sódio             NaI
d) Nitrito de bário

Quando vamos resolver exercícios de nomenclatura de sais, é necessário observar que existe uma troca. Na fórmula iônica o cátion  vem na frente, seguido do ânion.

Vamos verificar um exemplo:

Sulfito de Amônio.





2) Identifique a que função inorgânica pertence o composto e coloque seu respectivo nome:
a) Al(OH)3   ..................................................................................Base     Hidróxido de Alumínio
b) Al2(CO3)3................................................................................Sais      Carbonato de Alumínio
c) NH4OH.........................................................Base  Hidróxido de Amônio
d) Mg(NO3)2................................................................................Sais   
e) Na2O.............................................................Óxido   Óxido de sódio
f) SO3..................................................................................................Óxido   Trióxido de Enxofre

3) Obtenha a fórmula dos seguintes compostos:
a) Óxido cúprico    CuO
b) Óxido cuproso     Cu2O
c) Hidróxido de cálcio
d) Sulfato de magnésio

4) (MACK_SP) Para o tratamento da gastrite um médico prescreveu um medicamento que continha um hidróxido de metal M, da família do boro. A fórmula do hidróxido em questão é:
a) NaOH
b) Fe(OH)3
c) Al(OH)3
d) Ca(OH)2
e) NH4OH

A alternativa correta é (c). O hidróxido de Alumínio é uma base que sempre é empregada no tratamento de gastrite. Observação importante:
O hidróxido de alumínio é um medicamento e só deve ser administrado com orientação médica. Cuidado.


Um abraço!






Comentários

  1. Respostas
    1. As respostas estão de vermelho, se você é dautônico o problema já é com você, agora não xingue um trabalho que não é seu!

      Excluir
    2. Cara, voce é cego ou tem problemas mentais, so pode.

      Excluir
    3. Se tu souber ler,lá em cima ele está falando que está faltando algumas respostas para que o estudante pratique a matéria.Lave a boca antes de vir falar bobagem!

      Excluir
    4. mas os estudantes precisam saber as resoluções para estudar não só as respostas querido. :)

      Excluir
    5. A grafia correta é Daltônico,com "l", anônimo do dia 3 de novembro de 2012, já que estamos em um site sobre química vale a pena lembrar que a palavra vem de Dalton, químico que criou a teoria atômica que ficou conhecida como teoria da "bola de bilhar" , que desconfiava que sua visão destoava das demais e antes de morrer deixou claro que desejava doar suas córneas para estudo. Descobriu-se assim a doença que hoje chamamos de daltonismo, em homenagem a John Dalton.

      Excluir
  2. mas realmente faltam algumas respostas, porém naum há necessidade de xingar né?!?

    ResponderExcluir
  3. Ele foi grosso sim, mas acho que o que ele queria é que as respostas fossem comentadas e explicadas. Bom, era o que eu esperava. =/

    ResponderExcluir
  4. na primeira questão há um erro. Na letra a pede para colocar fórmula do bromato de potássio (KBrO3), na resposta está KBr (brometo de potássio). ok! Errar faz parte do processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo estudante, gostaria de agradecer pela correção.
      Você esta correto. Já realizamos a correção, verifica lá!

      Valeu pela colaboração o site é seu também. Fique à vontade para correções, sugestões e demais observações.
      Um abraço!!

      Excluir
  5. Seria melhor se tivesse mais exercícios , so uma dica ;)

    ResponderExcluir
  6. foram bem formulados esses exercícios resolvidos mas aconselho a responderem todos

    ResponderExcluir
  7. geral burro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk td na escola ainda

    ResponderExcluir
  8. Questão 2, letra D: Nitrato de magnésio.

    ResponderExcluir
  9. Professor amanhã tenho exame essas perguntas né ajudo bastante

    ResponderExcluir
  10. Professor amanhã tenho exame essas perguntas né ajudo bastante

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...