segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tabela Periódica de 1930


TABELA PERIÓDICA DA DÉCADA DE 1930

Se não for a única, é um dos raros exemplos deste tipo de tabela no Brasil. Ela foi desenhada pelo químico alemão Andreas Von Antropoff (1878-1956) em 1926. Ela se destaca pelas cores dos diversos grupos. A partir do 4° período, ela se subdivide em grupos 1A, 1B, 2A, 2B etc., como se vê pelo diagrama das cores, divisão que prevaleceu até 1986 quando a IUPAC adotou o sistema de numeração dos grupos de 1 a 18. Os gases nobres constituem o grupo 0 e a tríade central (grupo VIII) escapa do feixe de cores dos demais grupos. Destaca-se o "neutrônio", elemento hipotético de número atômico zero (elemento desprovido de prótons), anos antes da descoberta do nêutron (1932).


Na tabela assinalam-se os símbolos dos elementos que mudaram de nome: Colúmbio (Nióbio), Masúrio (Tecnécio), Ilínio (Promécio), Alabamino (Astato), Virgínio (Frâncio). O símbolo do Argônio, A, foi mudado para Ar em 1957, e o Ítrio, Yt, para Y. 

São escassos os documentos a respeito desta tabela, mas parece que ela proveio da antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje ela está em uma das salas de aula do Instituto de Química da UFRJ.

Há uma versão da tabela (1934), que aparece emhttp://www.meta-synthesis.com/webbook/35_pt/Taula_restaurada.png

Mais uma contribuição da página no facebook:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...