Pular para o conteúdo principal

Tabela Periódica de 1930


TABELA PERIÓDICA DA DÉCADA DE 1930

Se não for a única, é um dos raros exemplos deste tipo de tabela no Brasil. Ela foi desenhada pelo químico alemão Andreas Von Antropoff (1878-1956) em 1926. Ela se destaca pelas cores dos diversos grupos. A partir do 4° período, ela se subdivide em grupos 1A, 1B, 2A, 2B etc., como se vê pelo diagrama das cores, divisão que prevaleceu até 1986 quando a IUPAC adotou o sistema de numeração dos grupos de 1 a 18. Os gases nobres constituem o grupo 0 e a tríade central (grupo VIII) escapa do feixe de cores dos demais grupos. Destaca-se o "neutrônio", elemento hipotético de número atômico zero (elemento desprovido de prótons), anos antes da descoberta do nêutron (1932).


Na tabela assinalam-se os símbolos dos elementos que mudaram de nome: Colúmbio (Nióbio), Masúrio (Tecnécio), Ilínio (Promécio), Alabamino (Astato), Virgínio (Frâncio). O símbolo do Argônio, A, foi mudado para Ar em 1957, e o Ítrio, Yt, para Y. 

São escassos os documentos a respeito desta tabela, mas parece que ela proveio da antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje ela está em uma das salas de aula do Instituto de Química da UFRJ.

Há uma versão da tabela (1934), que aparece emhttp://www.meta-synthesis.com/webbook/35_pt/Taula_restaurada.png

Mais uma contribuição da página no facebook:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...