Pular para o conteúdo principal

REPASSANDO - QUIMICA DO CROMO HEXAVALENTE EM SOLUÇÃO AQUOSA


Este vídeo explora uma reação muito usada no ensino médio, técnico e superior. Vamos dar uma repassada ainda mais que a série de cores que se desenrola é muito marcante e bonita. A descrição da série de reações e procedimentos é feita no próprio vídeo, aqui vamos dar as reações em sequência:

- Conversão cromato - dicromato (amarelo para laranja) ao se acidificar a solução inicial com ácido forte:
2 [CrO4]2- + 2 H+ = [Cr2O7]2- + H2O
O HCl (ácido adicionado) atravessa a fase etérea, menos densa e insolúvel em água, chegando à fase aquosa, onde ocorre a mudança de cor.
- Adição de peróxido de hidrogênio a 30% m/m (peridrol): forma-se o chamado "peróxido de cromo", de coloração azul escuro:
[CrO4]2- + 2 H+ + 2 H2O2 = CrO5 + 3 H2O
Este peroxocomposto é extraível pelo éter etílico e também por outros solventes orgânicos como o álcool n-amílico (pentan-1-ol) e acetato de etila. O éter deve estar livre de peróxidos, pois estes interferem no ensaio.
Se o CrO5 não for extraído, decompõe-se rapidamente em meio aquoso, de acordo com a reação presumível:
2 CrO5 + 3 H2O = 2 Cr3+ + 7/2 O2 + 6 OH-
O resultado visual é a liberação de gás (O2) e o a coloração verde da solução aquosa, em contraste com a cor azul da solução etérea, onde o CrO5 persiste por mais tempo.
O grande interesse desse sistema reacional é que seu acompanhamento visual permite o estudo e a constatação de três fenômenos distintos:
- equilíbrio ácido-base (cromato - dicromato, amarelo - laranja);
- extração de um composto por um solvente insolúvel na água (cor azul da fase etérea);
- reação redox envolvendo o CrO5 não extraído (mudança da cor da fase aquosa para verde e desprendimento de O2).




Todos os créditos para a página:





Comentários

  1. Estudei lá pelo www.quimicaemacao.com.br/ ! Me ajudou pra caracas, o professor é demais! =D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Exercícios de Química: Balanceamento de Equações Químicas, Soluções, Concetração Comum e em Quantidade de Matéria.

  Lista de exercícios de Química Geral Conteúdos abordados : * Soluções *Concentração Comum *Concentração em quantidade de matéria (molaridade) *Balanceamento de Equações Químicas utilizando o métodos das tentativas: Avaliação de Recuperação Substitutiva Semestral - 2011 4) Qual a molaridade de uma solução de iodeto de sódio (NaI) que encerra 45g do sal em 400 ml de solução? 5) (PUC-MG) Quando 39,2g de H 2 SO 4 são dissolvidos em 200ml de água, obtém-se  uma solução de volume igual a 220 cm 3 . Qual a molaridade dessa solução? 6) Coloque Verdadeiro ou Falso: (  ) A maionese é uma solução. (  ) A gelatina é uma dispersão coloidal. (  ) Uma das propriedades mais importantes da água, no estado líquido, é a sua capacidade de dissolver substancias. (  ) O gel é um tipo de solução homogênea. (  ) Nuvens, nevoeiros e sprays são exemplos de solução coloidal. (  ) Na solução exis...