Pular para o conteúdo principal

CUIDADO COM O EXCESSO


Não pense que um colocar excesso de um agente precipitante é uma boa para garantir aquela precipitação perfeita.

De fato, em pequenas quantidades, devido ao efeito do íon comum (o íon precipitante - cátion ou ânion), a solubilidade do precipitado diminui em relação ao solvente puro (no caso, água). Porém, caso se coloque um grande excesso do precipitante, muitos dos sólidos se redissolvem, para desespero dos alunos, devido à formação de complexos solúveis. A agente precipitante passa a atuar como agente complexante.



Na foto superior, da esquerda para a direita, os precipitados de iodetos de prata (AgI), mercúrio(I) (Hg2I2), mercúrio(II) (HgI2), tálio(I) (TlI), chumbo(II) (PbI2) e bismuto(III) (BiI3).

Na foto inferior, após colocar um pouco de KI sólido, ocorrem diferentes comportamentos: os iodetos de prata, mercúrio(II), tálio(I), chumbo(II) e bismuto(III) se redissolvem devido à formação de iodetos complexos ([AgI2]-, di-iodoargentato(I); [HgI42]-, tetraiodomercutato(II); [TlI2]-, di-iodotalato(I); [PbI4]2-, tetraiodoplumbato(II); [BiI4]-, tetraiodobismutato(III). 

Salvo o complexo de bismuto, os demais são incolores ou amarelados. Já o Hg2I2 sofre uma reação chamada dismutação, auto-oxirredução ou desproporcionamento, formando mercúrio metálico e tetraiodomercurato(II): Hg2I2 + 2 KI - Hg + 2K+ + [HgI4]2-. Isso explica a cor acinzentada do tubo de ensaio.


Todos os créditos para a página:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Exercícios de Química: Balanceamento de Equações Químicas, Soluções, Concetração Comum e em Quantidade de Matéria.

  Lista de exercícios de Química Geral Conteúdos abordados : * Soluções *Concentração Comum *Concentração em quantidade de matéria (molaridade) *Balanceamento de Equações Químicas utilizando o métodos das tentativas: Avaliação de Recuperação Substitutiva Semestral - 2011 4) Qual a molaridade de uma solução de iodeto de sódio (NaI) que encerra 45g do sal em 400 ml de solução? 5) (PUC-MG) Quando 39,2g de H 2 SO 4 são dissolvidos em 200ml de água, obtém-se  uma solução de volume igual a 220 cm 3 . Qual a molaridade dessa solução? 6) Coloque Verdadeiro ou Falso: (  ) A maionese é uma solução. (  ) A gelatina é uma dispersão coloidal. (  ) Uma das propriedades mais importantes da água, no estado líquido, é a sua capacidade de dissolver substancias. (  ) O gel é um tipo de solução homogênea. (  ) Nuvens, nevoeiros e sprays são exemplos de solução coloidal. (  ) Na solução exis...