Pular para o conteúdo principal

CUIDADO COM O EXCESSO


Não pense que um colocar excesso de um agente precipitante é uma boa para garantir aquela precipitação perfeita.

De fato, em pequenas quantidades, devido ao efeito do íon comum (o íon precipitante - cátion ou ânion), a solubilidade do precipitado diminui em relação ao solvente puro (no caso, água). Porém, caso se coloque um grande excesso do precipitante, muitos dos sólidos se redissolvem, para desespero dos alunos, devido à formação de complexos solúveis. A agente precipitante passa a atuar como agente complexante.



Na foto superior, da esquerda para a direita, os precipitados de iodetos de prata (AgI), mercúrio(I) (Hg2I2), mercúrio(II) (HgI2), tálio(I) (TlI), chumbo(II) (PbI2) e bismuto(III) (BiI3).

Na foto inferior, após colocar um pouco de KI sólido, ocorrem diferentes comportamentos: os iodetos de prata, mercúrio(II), tálio(I), chumbo(II) e bismuto(III) se redissolvem devido à formação de iodetos complexos ([AgI2]-, di-iodoargentato(I); [HgI42]-, tetraiodomercutato(II); [TlI2]-, di-iodotalato(I); [PbI4]2-, tetraiodoplumbato(II); [BiI4]-, tetraiodobismutato(III). 

Salvo o complexo de bismuto, os demais são incolores ou amarelados. Já o Hg2I2 sofre uma reação chamada dismutação, auto-oxirredução ou desproporcionamento, formando mercúrio metálico e tetraiodomercurato(II): Hg2I2 + 2 KI - Hg + 2K+ + [HgI4]2-. Isso explica a cor acinzentada do tubo de ensaio.


Todos os créditos para a página:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...