sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aniversário de Robert Wilhelm Eberhard Bunsen

Robert Wilhelm Eberhard Bunsen

 

Nasceu em 31 de março de 1811, Göttingen (Alemanha) e faleceu em 16 de agosto de 1899, Heidelberg (Alemanha). 

Bunsen não inventou somente o bico de Bunsen, mas foi um grande pesquisador e inventor no ramo da Química.

Inventou:

Um novo tipo de pilha, constituída de carbono fóssil e coque misturado com ácido clorídrico concentrado, ácido sulfúrico e zinco.

Mais tarde, simplificou esse projeto, obtendo uma corrente elétrica mais poderosa, que lhe permitiu, por processos eletrolíticos, isolar o cromo, o manganês, o magnésio, o alumínio e outros metais.

Enquanto investigava a ação química da luz, Bunsen inventou um aparelho de excepcional utilidade para a obtenção de uma chama de gás com alto poder calorífico: o bico de Bunsen.

Essa invenção é baseada num princípio simples: introduzindo-se em um tubo de gás um volume de ar equivalente a três vezes o volume do gás, a chama resultante apresenta alto poder calorífico e baixa intensidade luminosa.



Graças ao novo aparelho, Bunsen - com a ajuda do físico Gustav Robert Kirchhoff - observou que os corpos incandescentes emitiam radiações de cores características: amarela (sódio), vermelho (lítio), violeta (potássio) etc. Essas pesquisas também conduziram à descoberta de dois novos elementos: o césio e o rubídio.

Por meio da análise espectral, Bunsen e Kirchhoff forneceram aos físicos, químicos e astrônomos um novo e precioso instrumento de trabalho.

Além do bico de Bunsen, esse químico alemão também inventou outros aparelhos a serem usados em laboratório: o aspirador de água para ajudar a filtração, o calorímetro de gelo, o calorímetro de vapor etc.  


Parte do texto foi  extraído do site:

http://educacao.uol.com.br/biografias/robert-wilhelm-eberhard-bunsen.jhtm Acesso em: 31/01/2011


 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...