domingo, 17 de abril de 2011

Atividade de Recuperação de Estudos - Soluções - Atividade n° 01


É hora de exercícios!





Nesta atividade os alunos devem observar os conteúdos estudados em sala como:


Solubilidade
A solubilidade varia com a temperatura.
A solubilidade de alguns solutos aumenta com o aumento da temperatura.
A temperatura é um fator determinante na obtenção das soluções. Reforce com os alunos o exemplo do achocolatado.

Misturas homogêneas.
Misturas heterogêneas.

Ex: Quando misturado à água, o permanganato de potássio – um sólido de cor violeta - forma um sistema homogêneo (solução)
Portanto, com relação a um dado solvente, as substâncias podem ser classificadas como: insolúveis, moderadamente solúveis ou solúveis.

Tipos de soluções:
Diluídas, quando apresentam pouco soluto em relação ao solvente.
Concentradas, quando têm mais soluto.
Saturadas, quando atingem o limite máximo de soluto na solução em uma determinada temperatura.
Supersaturadas, quando existe um excesso de soluto dissolvido em um determinado solvente (obtido pelo aumento da solubilidade, em função da elevação da temperatura no momento da preparação da solução).



A atividade deve ser iniciada com o cabeçalho cabeçalho completo da instituição de ensino que está vinculada.

As respostas devem ser postadas nos comentários desta atividade, no final da página.



Atividade:
Pesquise e responda:

1) Qual a diferença entre solução, colóide e agregado?

2) Em uma solução o que é denominado soluto e o que é solvente?

3) Classifique os materiais em solução, mistura gasosa, colóide ou agregado:
a) ar atmosférico.
b) fumaça das cidades
c) loção de leite para limpeza de pele.
d) suco de laranja natural (laranjas e água).
e) suco de laranja artificial (pó para suco e água).

4) Em relação aos materiais coloidais, julgue os itens, marcando V ou F.
(   ) Gel é uma dispersão coloidal na qual o meio de dispersão é sólido e o disperso é líquido.
(   ) Os colóides são facilmente perceptíveis a olho nu.
(   ) Sol é uma dispersão coloidal na qual o meio de dispersão e o disperso são líquidos.
(   ) O efeito Tyndall pode ser utilizado para identificação de sistemas coloidais.

5) O que são emulsões? De exemplos de emulsões.

O aluno pode pesquisar as questões na internet, no livro didático Química Ricardo Feltre volume 2, livro didático.
Não esquecer de fazer a citação bibliográfica de consulta.

3 comentários:

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