segunda-feira, 12 de maio de 2014

Azul de bromotimol

Titulação Ácido-Base


Azul de bromotimol

Azul de bromotimol (4,4'-(1,1-dioxido-3H-2,1-benzoxatiola-3,3-di-il)bis(2-bromo-6-isopropil-3-metilfenol)) é um dos indicadores ácido-base mais comuns em laboratório. 

Ele é adequado para determinações de ácidos e bases fracos, preferencialmente em pH próximo de 7. Uma de suas aplicações típicas é a determinação de pH de aquários, tanques de peixes e águas de criadouros. 



É útil na titulação ácido-base. Em particular, é usado para observação de atividade fotossintética ou indicar respiração, pois torna-se amarelo na presença de CO2 (óxido ácido) - ácido carbônico -, oriundo da dissolução do CO2 em água A faixa de viragem deste indicador é entre pH 6 e 7,6. 

Pela figura desta postagem vê-se que em pH próximo a 7 a cor é verde, resultado da mistura da forma amarela (ácido não ionizado) e da forma azul (ânion).


Para que você consiga reproduzir o resultado da figura, a adição da solução do indicador deve ser feita apenas na parte superior da solução alcalina e sem agitação. Nessa região, a cor é azul. Ao se adicionar lentamente e sem agitação a solução de HCl, o pH decresce devido à reação de neutralização. A cor varia do verde até o amarelo (zona ácida).

Matéria disponível em:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...