Pular para o conteúdo principal

Cheiros desagradáveis

Como sabemos os animais são capazes de perceber, “sentir”, variados tipos de cheiros e ou odores, mas também somos produtores de muitos deles.

As flatulências ou flatos são conhecidos por provocarem reações inusitadas em decorrência do cheiro desagradável e às vezes insuportável para algumas pessoas.

São compostos por gases como N2, CO2, CH4 e H2. Mas como explicar o cheiro desagradável dos flatos ou mais conhecidos como “pum”, se estes gases citados não têm cheiros.

As proteínas presentes nos alimentos possuem em sua constituição nitrogênio e muitas proteínas contêm enxofre em suas moléculas. As bactérias presentes no intestino atacam os aminoácidos dessas proteínas, formando pequenas quantidades de NH3 (amônia) e de H2S (sulfeto de hidrogênio), que são os causadores dos cheiros desagradáveis dos flatos.





Outro cheiro desagradável é o da metilmercaptana, que exalamos quando comemos alho e este é um dos motivos desse alimento causar mau hálito.








Coitado do gambá, que convive com uma mercaptana o tempo todo, presente em sua urina e causadora do cheiro horroroso desse animal. O nome desse composto é 3-metilbutano-1-tiol.






Na urina humana encontramos a uréia, um composto nitrogenado e principal constituinte orgânico da urina humana. Sua decomposição também produz aquele cheiro característico, presente nos vasos sanitários que ficam por muito tempo sem descarga.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Exercícios de Química: Balanceamento de Equações Químicas, Soluções, Concetração Comum e em Quantidade de Matéria.

  Lista de exercícios de Química Geral Conteúdos abordados : * Soluções *Concentração Comum *Concentração em quantidade de matéria (molaridade) *Balanceamento de Equações Químicas utilizando o métodos das tentativas: Avaliação de Recuperação Substitutiva Semestral - 2011 4) Qual a molaridade de uma solução de iodeto de sódio (NaI) que encerra 45g do sal em 400 ml de solução? 5) (PUC-MG) Quando 39,2g de H 2 SO 4 são dissolvidos em 200ml de água, obtém-se  uma solução de volume igual a 220 cm 3 . Qual a molaridade dessa solução? 6) Coloque Verdadeiro ou Falso: (  ) A maionese é uma solução. (  ) A gelatina é uma dispersão coloidal. (  ) Uma das propriedades mais importantes da água, no estado líquido, é a sua capacidade de dissolver substancias. (  ) O gel é um tipo de solução homogênea. (  ) Nuvens, nevoeiros e sprays são exemplos de solução coloidal. (  ) Na solução exis...