Pular para o conteúdo principal

Fenantreno - Aromático


Fenantreno é um hidrocarboneto aromático policíclico composto de três anéis de benzeno fundidos.


Apresenta fórmula molecular C14H10.

O fenantreno é encontrado em pequenas proporções no alcatrão da hulha, sendo provavelmente formado por meio de condensação pirolítica.

Inúmeros produtos naturais têm, no fenantreno ou seus derivados, seu esqueleto fundamental. Os esteróides, em cuja classe estão incluídos os esteróis ( como por exemplo, o colesterol), os ácidos biliares e os hormônios masculinos e femininos envolvem todos o esqueleto do fenantreno (ciclo pentenofenatreno).

Os esteróides formam um grande grupo de compostos solúveis em gordura (lipossolúveis), que têm uma estrutura básica de 17 átomos de carbono dispostos em quatro anéis ligados entre si. Os esteróides compreendem diversas substâncias químicas com importante papel na fisiologia humana. Alguns esteróides são produzidos sinteticamente com finalidade médico-terapêutica.



Comentários

  1. é impressão minha ou tem dois carbonos com 5 ligações cada nessa molécula? um entre o primeiro e o segundo anel e outro na parte de baixo do terceiro anel aromático!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Anônimo, agradecemos pela correção!
      Realmente a fórmula estrutural esta "ferindo" o 1° postulado da Q.O.
      Vamos corrigir e um grande abraço, caso identifique outros erros pedimos sua colaboração para indicá-los.

      Att.
      Prof° Ronaldo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...