Pular para o conteúdo principal

Veja 10 temas que podem cair sobre ciências da natureza no Enem - Química - Disciplina - Química

Imagem: http://www.enem.inep.gov.br/


Por G1


Para saber quais os temas que podem cair na prova de ciências da natureza (que inclui questões de biologia, química e física) aplicada no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sábado (3 de novembro), o G1 ouviu representantes de cursinhos e elaborou uma lista com dez assuntos:



1) Pré-sal
Entenda as características da camada pré-sal de petróleo descoberta pela Petrobras no litoral brasileiro, a localização do depósito de petróleo e a importância econômica da descoberta, uma vez que o país pode se tornar um exportador de petróleo.



2) Ligações químicas
A química está presente no simples ato de lavar os cabelos. Entender o por que o cabelo fica melhor quando usamos o condicionador.



3) Imunização
É importante compreender como é o processo de imunização de um vírus como o H1N1, que provocou uma epidemia mundial da nova gripe em 2009.



4) Eletromagnetismo
Conceito que aparece nas questões de física, estuda as propriedades magnéticas das correntes elétricas e suas aplicações.



5) Transgênicos
Organismos geneticamente modificados, são produzidos a partir da transferência de genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro.

6) Termodinâmica
É um tema que relaciona os conceitos clássicos de termologia, temperatura e calor, e as leis que governam os processos de conversão de energia.



7) Ótica
Entenda o funcionamento da visão humana, e das lentes convergentes e divergentes, que podem cair em perguntas sobre física e biologia na prova.



8) Coração
Tema importante na área de saúde humana, é importante que o candidato compreenda como é o funcionamento do sistema circulatório do corpo humano.



9) Exame de DNA
O exame de DNA pode ser usado para definir paternidade e também para ajudar em investigação criminal. Saiba quais são os processos envolvidos.



10) Poluição do mar
O aumento da emissão de CO2 na atmosfera tem provocado alterações no ecossistema marinho. Entenda como isto acontece.

Para saber mais click no link abaixo:


Veja 10 temas que podem cair sobre ciências da natureza no Enem - Química - Disciplina - Química

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...