Pular para o conteúdo principal

Estudo interdisciplinar envolvendo a produção do vinho de laranja


Resumo

Incentivados pelos professores Ronaldo e Francismar, decidimos conhecer a prática do preparo de vinho de laranja usada há muitos anos por uma família de São Tiago e, a partir do que encontrássemos, analisar a possibilidade de desenvolver nosso projeto escolar. Visitamos a família de Sr. José Resende de Castro, Seu Zé, e D. Maria da Conceição Sousa de Castro, Dona Ná, com quem conversamos sobre os procedimentos necessários para a produção do vinho de laranja. Aprendemos com eles o processo de produção do vinho de laranja usando técnicas simples, que foram desenvolvidas sem que tivessem um contato direto com o conhecimento científico. Algumas dessas técnicas nos pareceram bastante rudimentares. Realizamos, com a ajuda de Seu Zé, Dona Ná e Ronaldo, um dos filhos do casal, a produção do vinho de laranja, seguindo a receita original da família. Participamos do preparo da calda e do suco e realizamos a filtração e posterior mistura, como indicado por Seu Zé. Essa mistura é estocada em garrafões de vidro ligados por mangueirinhas a um recipiente com água, impedindo a entrada de ar e permitindo sua saída. A partir desse processo, pudemos fazer uma análise ancorada pelo conhecimento científico que trazíamos e outros que buscamos conhecer. O trabalho foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo conceitos de Química, Física e Biologia. Vários foram os conhecimentos científicos presentes no processo rudimentar usado pelo casal visitado e destacamos as várias transformações que ocorrem. O processo de fermentação anaeróbica é essencial para a produção. Nele, os açúcares são convertidos em etanol e gás carbônico por aproximadamente quatro meses. Quando o vinho está pronto, é transferido para garrafas menores. O desenvolvimento desse trabalho instigou nossa curiosidade, facilitou o entendimento de conceitos envolvidos e, principalmente, resgatou saberes populares que, apesar de não estarem ancorados na ciência, têm muito de científicos.

Acesse o site:


Febrace 2012: Conheça e Curta o projeto.


Ficou interessado em produzir vinho de laranja?
Aí vai outro vídeo com receita e tudo!






Valeu galera!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Exercícios de Química: Balanceamento de Equações Químicas, Soluções, Concetração Comum e em Quantidade de Matéria.

  Lista de exercícios de Química Geral Conteúdos abordados : * Soluções *Concentração Comum *Concentração em quantidade de matéria (molaridade) *Balanceamento de Equações Químicas utilizando o métodos das tentativas: Avaliação de Recuperação Substitutiva Semestral - 2011 4) Qual a molaridade de uma solução de iodeto de sódio (NaI) que encerra 45g do sal em 400 ml de solução? 5) (PUC-MG) Quando 39,2g de H 2 SO 4 são dissolvidos em 200ml de água, obtém-se  uma solução de volume igual a 220 cm 3 . Qual a molaridade dessa solução? 6) Coloque Verdadeiro ou Falso: (  ) A maionese é uma solução. (  ) A gelatina é uma dispersão coloidal. (  ) Uma das propriedades mais importantes da água, no estado líquido, é a sua capacidade de dissolver substancias. (  ) O gel é um tipo de solução homogênea. (  ) Nuvens, nevoeiros e sprays são exemplos de solução coloidal. (  ) Na solução exis...