terça-feira, 20 de novembro de 2012

ENEM 2012 - Questões de Química - Comentadas


Olá pessoal Q.E. preparou a resolução de algumas questões que estiveram presente no ENEM 2012. Na medida do possível estaremos resolvendo as outras.

Att.

Q.E.


Questão 57 – Prova Amarela – ENEM 2012

O rótulo de um desodorante aerossol informa ao consumidor que o produto possui em sua composição os gases isobutano, butano e propano, dentre outras substâncias. Além dessa informação, o rótulo traz, ainda, a inscrição “Não contém CFC”. As reações a seguir, que ocorrem na estratosfera, justificam a não utilização de CFC (clorofluorcarbono ou Freon) nesse desodorante:


A preocupação com as possíveis ameaças à camada de ozônio (O3) baseia-se na sua  principal  função: proteger a matéria viva na Terra dos efeitos prejudiciais dos raios  solares ultravioleta. A absorção da radiação ultravioleta pelo ozônio estratosférico é  intensa o suficiente para eliminar boa parte da fração de ultravioleta que é prejudicial à  vida.
A finalidade da utilização dos gases isobutano, butano e propano neste aerossol é
a) substituir o CFC, pois não reagem com o ozônio, servindo como gases propelentes em aerossóis.
b) servir como propelentes, pois, como são muito reativos, capturam o Freon existente livre na atmosfera, impedindo a destruição do ozônio.
c) reagir com o ar, pois se decompõem espontaneamente em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), que não atavam o ozônio.
d) impedir a destruição do ozônio pelo CFC, pois os hidrocarbonetos gasosos reagem com a radiação UV, liberando hidrogênio (H2), que reage com o oxigênio do ar (O2), formando água (H2O).
e) destruir o CFC, pois reagem com a radiação UV, liberando carbono (C), que reage com o oxigênio do ar (O2), formando dióxido de carbono (CO2), que é inofensivo para a camada de ozônio.

Resposta correta: A

A questão fornece o mecanismo químico de destruição do ozônio na estratosfera. Diante da necessidade de evitar esse mecanismo prejudicial à camada de ozônio tornou-se necessário a substituição do CFC que por muito tempo foi utilizado como propelente em aerossóis, enfim, a utilização dos hidrocarbonetos isobutano, butano ou propano, nos aerossóis é uma maneira de manter as mesmas características dos desodorantes sem agredir a camada de ozônio.


Questão 58 – Prova Amarela – 2012

Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Um exemplo de reciclagem é a utilização de
A) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
B) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
C) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
D) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.
E) garrafas PET recortadas em tiras para a fabricação de cerdas de vassouras.

Alternativa correta B
A utilização de latas de alumínio como material para fabricação de lingotes desse elemento caracteriza um processo de reciclagem, no qual esse material pode ser usado, por exemplo, na produção de novos objetos de alumínio.



Questão 64 – Prova Amarela - 2012
O benzeno é um hidrocarboneto aromático presente no petróleo, no carvão e em  condensados de gás natural. Seus metabólicos são altamente tóxicos e se depositam na  medula óssea e nos tecidos gordurosos. O limite de exposição pode causar anemia,  câncer (leucemia) e distúrbios do comportamento. Em termos de reatividade química,  quando um eletrófilo se liga ao benzano, ocorre a formação de um intermediário, o  carbocátion. Por fim, ocorre a adição ou substituição eletrofílica.
Disponível em: www.sindipetro.org.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).


Com base no texto e no gráfico do progresso da reação apresentada, as estruturas  químicas encontradas em I, II e III são, respectivamente:


Resposta correta alternativa A.

Um eletrófilo é um reativo químico atraído até zonas ricas em elétrons que participa em uma reação química aceitando um par de elétrons formando uma ligação com um nucleófilo (reagentes nucleófilos devem ter excessos de elétrons, podendo ter carga negativa ou não.
Quando um eletrófilo se liga ao benzeno (nucleófilo), ocorre a formação de um intermediário carbocátion.
Um carbocátion é um íon com um átomo de carbono carregado positivamente. O benzeno ou derivados sofrem reações de substituição eletrofílica (um eletrólifo substitui um hidrogênio) mais facilmente do que reações de adição eletrofílica.
Reação que leva a formação do carbocátion:















 Um par de elétrons do anel benzeno ataca um eletrófilo (Y+) neste caso o eletrófilo é o bromo, formando um intermediário carbocátion.
O carbocátion é uma espécie de íon em que átomos de carbono adquirem carga positiva. O carbocátion é uma estrutura intermediária podendo sofrer reações de substituição ou adição.
















O produto da reação de adição, apresenta dois átomos de bromo na molécula, esta reação acontece com um rompimento de uma ligação dupla do anel aromático e com isso o produto não é mais um aromático, com menor estabilidade.
O produto da reação de substituição é o composto representado como produto III, apresenta energia menor, pois possui anel aromático, e pela ressonância, comporta-se com maior estabilidade.

Para saber mais:

Questão 90 – Prova Amarela – ENEM 2012
Em uma planície, ocorreu um acidente ambiental em decorrência do derramamento de grande quantidade de um hidrocarboneto que se apresenta na forma pastosa à temperatura ambiente.
Um químico ambiental utilizou uma quantidade apropriada de uma solução de paradodecil-benzenossulfonato de sódio, um grande tensoativo sintético, para diminuir os impactos desse acidentes.
Essa intervenção produz resultados positivos para o ambiente porque
a) Promove uma reação de substituição no hidrocarboneto, tornando-o menos letal ao ambiente.
b) A hidrólise do para-dodecil-benzenossulfonato de sódio produz energia térmica suficiente para vaporizar o hidrocarboneto.
c) A mistura desses reagentes provoca a combustão do hidrocarboneto, o que diminui a quantidade dessa substância na natureza.
d) A solução de para-dodecil-benzenossulfonato possibilita a solubilização do hidrocarboneto.
e) O reagente adicionado provoca uma solidificação do hidrocarboneto, o que facilita sua retirada do ambiente.

Resposta correta: Alternativa D

Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos que apresentam em sua constituição somente os elementos químicos C e H, logo são substâncias com características apolares, uma possibilidade acertada para a solução desse evento seria a utilização de um tensoativo sintético, um detergente.
Os detergentes (ou surfactantes) são substâncias anfifílicas, ou seja, apresentam em sua estrutura molecular uma parte polar e outra apolar, o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos miscíveis ou na superfície de um líquido.
O detergente citado foi o para-dodecil-benzenossulfonato, como é possível a visualização na imagem abaixo o composto possui em sua estrutura uma parte apolar e outra apolar, podendo assim, sua parte apolar solubilizar o hidrocarboneto.











Questão 89 - Prova Amarela - ENEM 2012


Uma dona de casa acidentalmente deixou cair na geladeira a água proveniente do degelo de um  peixe, o que deixou um cheiro forte e desagradável dentro do eletrodoméstico. Sabe-se que o odor  característico de peixe se deve às aminas e que esses compostos se comportam como bases.
Na tabela são listadas as concentrações hidrogeniônicas de alguns matérias encontrados na cozinha, que a dona de casa pensa em utilizar na limpeza da geladeira.


Dentre os matérias listados, quais são apropriados para amenizar esse odor?
a) Álcool ou sabão.
b) Suco de limão ou álcool.
c) Suco de limão ou vinagre.
d) Suco de limão,leite ou sabão.
e) Sabão ou carbonato de sódio/barrilha.

Resposta correta - Alternativa C
O cheiro de peixe é causado pelas aminas, por um composto de fórmula H3C–NH2, chamado metilamina, proveniente da decomposição de certas proteínas do peixe. 


Este composto é uma base parecida com a amônia (NH3). Portanto, os materiais mais indicados para amenizar esse odor deverão possuir caráter ácido. Resposta apropriada para a resolução da questão alternativa C.










11 comentários:

  1. Ótimo site,muito bom mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muuito, parabéns! Desculpe pela pergunta que farei... Eu tenho 45 anos, devido as condições precárias na minha infancia e juventude eu tive de deixar de estudar para trabalhar desde os meus nove anos com isso não conclui o ensino médio. Agora eu quero fazer psicologia e vou prestar o ENEM. Vou estudar sozinha. Você pode me indicar quais as melhores aulas? Eu sei que tem uma porção de aulas gratis. Porém quais eu devo dar mais atenção? Você tem como me indicar o melhor caminho a seguir? Com redação eu não me preocupo muito, me preocupo mais com matemática, quimica e fisica. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure no google alguma coisa tipo "raio x Enem" .. Acho q no site da veja tem.. Boa sorte

      Excluir
    2. Tem Brasil Escola também Fran ou professorbio.com

      Excluir
  4. Existe sites de videoaulas bem esclarecedores como o quimicatotal e o fisicatotal, pelo youtube dá para encontrar aulas de matematica no vestibulandia. Além disso, como é bom treinar tem um site com muito material, para todas as disciplinas é o projetomedicina. Tudo pela internet e gratuito . Boa sorte, tenha sempre a ousadia de sonhar e lutar pelo que quer. Você é a capacidade.

    ResponderExcluir
  5. bom site cara continue assim..e Deus lhe abençoe sua familia vc e todos aqueles que te rodeaim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e que Deus te abençoe também e toda sua família!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...