quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Teste da chama


Teste da chama

O teste de chama é um procedimento usado para testar qualitativamente a presença de certos metais em compostos químicos.

Quando o composto a ser estudado é submetido ao aquecimento, em uma chama, os íons presentes no metal começarão a emitir luz. Baseado no espectro de emissão do elemento, o composto vai modificar a cor da chama para uma cor característica.

Essa característica pode ser observada também na pirotecnia por produzir uma gama de cores. Como aquele show de cores na queima de fogos do início do ano.

https://www.facebook.com/QualitativaInorgUfrj

 O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuseadas com um fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico para retirar resíduos de analíticos anteriores.

O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. 

Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. 

A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectrovisível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.



Link para aprofundar os conhecimentos em sais, grandes responsáveis pelas emissões de cores em fogos de artifício:

http://quimicaensinada.blogspot.com/2011/05/estudo-dos-sais.html

Recomendamos também o artigo:
Combustão, Chamas e Testes de Chama para Cátions: Proposta de Experimento.

No link:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a11.pdf








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...