terça-feira, 15 de novembro de 2011

Entenda a Química da vela.











A combustão de uma vela pode ser representada pela equação abaixo:








A equação acima,  fornece uma descrição clara do início ao  fim desta combustão.

Parafina
A Parafina tem sido empregada para a fabricação de velas desde meados do século 19. Uma mistura de hidrocarbonetos saturados, agora é obtido quase que exclusivamente do petróleo. O ponto de fusão da parafina varia com o comprimento da cadeia dos seus constituintes. A parafina pura é incolor e transparente, e exibi uma ampla gama de pontos de amolecimento. Velas feitas de parafina ocupam uma quota de mercado de hoje de mais de 95%, sendo o restante em grande parte baseado em estearina (ca. 3%) ou cera de abelha (ca. 2%).


A cera parafínica constitui-se em uma fonte natural de alcanos, contém hidrocarbonetos ímpares de 27 a 37 carbonos. Essas ceras parafínicas são encontradas junto com as ceras (ésteres de álcoois e ácidos superiores), razão pela qual leva a crer que são formadas devido à decarboxilação dos ácidos graxos. Nas ceras de abelhas são encontrados hidrocarbonetos saturados contendo de 27 a31 carbonos. O n-heptano é isolado da resina de certas variedades de pinheiros (CAMPOS, 1980)

Olá pessoal, Química Ensinada selecionou um link super interessante para aprofundar os conhecimentos a respeito deste assunto, através da leitura do artigo proposto  é possível entender o mecanismo químico existente na queima de uma vela. Este processo desperta fascínio nos pesquisadores já faz um bom tempo. O artigo esta em inglês mas Química Ensinada recomenda sua leitura. Basta submeter o artigo ao tradutor do seu navegador para possuir uma adequada compreensão do texto.




Acesse o link abaixo para conferir o artigo:




Chemistry of the Christmas Candle — Part 1 :: ChemViews Magazine :: ChemistryViews


Bons estudos!


Referência:
Campos, Marcelo de Moura. Fundamentos de Química Orgânica. São Paulo: Edgard Blücher: Ed. da USP, 1980.



Um comentário:

  1. por favor coloca as partes da vela ex parafina cera essas coisas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...