domingo, 21 de agosto de 2011

Quatro maneiras de fazer fogo sem fósforos ou isqueiros usando Química


Era dessa forma que o personagem do seriado Profissão Perigo, fazia. Quem tem mais de 30, sabe quem foi Macgyver, agente secreto que resolvia de tudo e saia das situações de perigo com o seu conhecimento científico. Certamente Macgyver era químico. O vídeo abaixo demonstra quatro formas de produção de fogo sem utilização de fósforos.

Jamais faça isto em casa, Cuidado! Produtos Químicos são perigosos.






Quatro maneiras de fazer fogo sem fósforos ou isqueiros usando Química.

Atenção: Estas experiências são apenas para fins educacionais e não devem ser repetidas em casa.  Cuidado.

Primeiro, um pequeno monte de permanganato de potássio é misturada com glicerina. A reação pode ser muito lenta, por isto  adicionamos algumas gotas de água para fazer as coisas acontecerem mais rapidamente.

Segundo, uma mistura de nitrato de amônio e zinco é  misturado em uma toalha de papel. Quanto mais fino os ingredientes são mais rápido acontece à reação.  Para ativá-los algumas gotas de ácido clorídrico são adicionados. (Estamos bem conscientes que a adição de cloreto de sal ou cloreto de amônio irá produzir uma mistura de água-ativado. Mas nós especificamente optamos por não demonstrar isso por razões de segurança, como a composição específica pode inflamar-se espontaneamente durante o manuseio causando ferimentos graves).

Em terceiro lugar, um pedaço de tecido é embebido em acetona para torná-lo mais inflamável. Então uma gota de ácido sulfúrico é arrastada para uma pipeta e da pipeta é mergulhado em permanganato de potássio para pegar alguns cristais. Em seguida, o ácido sulfúrico é espremido fazendo com que ele se misture com permanganato e formando heptoxide manganês que instantaneamente estabelece chamas ao tecido.

Em quarto lugar, clorato de sódio e açúcar são completamente misturados e colocados em uma bandeja. Para ativar a mistura, ácido sulfúrico é adicionado até que ocorre a chama.

Um comentário:

  1. Eu só queria acender o fogo pra fazer meu miojo :'(

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...